top of page
Blog: Blog2
  • Extreme Indoor Analytics

GUIA COMPLETO: Sapatilhas de Escalada!

Atualizado: 18 de abr. de 2019


O GUIA COMPLETO SOBRE SAPATILHAS DE ESCALADA: O equipamento mais adorado de todo escalador é também, o que gera maiores dúvidas na hora de escolher um novo modelo. Para isso, nós vamos te ajudar com todos os detalhes técnicos e jargões utilizados num guia definitivo, para você escolher a sua nova sapatilha. Para isso, precisamos antes de tudo, entender como é a estrutura das sapatilhas de escalada.

- FECHAMENTO: As sapatilhas podem ter seu fechamento de três maneiras: Velcro, Cadarço/ Compressão. Não há influência sobre o tipo de fechamento da sapatilha em relação ao aperto e ao tamanho a ser escolhido, mas sim, na sua experiencia de uso: Modelos com cadarço permitem um controle maior do conforto. Os modelos com velcro, tornam tudo mais fácil e rápido. Já os modelos de compressão, são aqueles sem nenhum encerramento, mas igualmente confiáveis e práticos. - LÍNGUA: As línguas podem ser acolchoadas para maior conforto, ou finas e maleáveis. Alguns modelos de velcro tem a língua dividida para facilitar a sua colocação, e são indicados para aqueles com o pé mais largo. O modelos de compressão são construídos sem linguás, assim, há apenas uma malha elástica de compressão. - TEIL - VERSE: Esta é a borracha que não faz parte do solado. São adicionadas para aumentar a durabilidade das sapatilhas, essa tendência atual nos modelos de sapatilha as tornam mais versáteis e indicada para aquelas escaladas com travamentos e entalamentos de pé; - SOLADO: Sua espessura varia de 2,5 a 4,5mm. Os solados podem ser do comprimento total da sapatilha ou divididas. Geralmente quanto mais longo o solado mais espesso é a borracha. Sapatilhas com o solado mais plano, são também, mais duráveis. - ENTRESSOLA: Presente entre o solado e a palmilha, a entressola é peça fundamental na sapatilha, é ela quem define a sensibilidade, o suporte, a potência e equilíbrio de uma sapatilha. Ela se molda ao formato do pé do usuário e garante o ajuste perfeito. - MATERIAL INTERNO: Variando de materiais naturais como o couro, a materiais sintéticos, alguns são usados para facilitar o deslizamento do pé na hora de calçar a sapatilha, alguns reduzem odores ou melhoram o conforto, outros evitam o escorregamento, mas geralmente há uma combinação entre eles. - MATERIAL EXTERNO: Podem ser de materiais naturais como o couro ou sintéticos, geralmente resistentes a abrasão e com encerramentos para cada tipo de fechamento, além de auxiliarem na transpiração do pé; - TENSIONAMENTO: A quantidade de tensionamento é super variável. O seu objetivo é manter o seu calcanhar no lugar, manter a assimetria da sapatilha e a direcionar a ponta do seu pé para a caixa de dedo. Uma sapatilha com pouca tensão pode ficar desleixado, já com extrema tensão, pode causar dor e desconfortos severos.

ASSIMETRIA. A assimetria de uma sapatilha, reflete o quanto o calcanhar está alinhado a ponta do dedão. Essa assimetria é dividida em três formatos: NEUTRO - MODERADO - AGRESSIVO. Isso impacta de forma gradual numa relação Conforto - Precisão. Modelos neutros são mais confortáveis e indicados para aqueles que estão iniciando no esporte, ou que busquem um calçado apenas para escala indor. Os modelos Moderados são os mais versáteis, indicados para inúmeros padrões de rocha e espaço, de boulders até grandes paredes. Já os modelos agressivos, deixam seu pé já numa posição não natural, e isto garante uma potência muito maior em escaladas minimalistas e técnicas, sendo naturalmente indicadas, para escaladas de alto desempenho. Quer conhecer os modelos de acordo com seu formato? Então dá uma olhada: - NEUTRO: https://www.extremeoutdoor.com.br/escalada/sapatilha/sapatilha-neutra - MODERADO: https://www.extremeoutdoor.com.br/escalada/sapatilha/sapatilha-moderada - AGRESSIVO: https://www.extremeoutdoor.com.br/escalada/sapatilha/sapatilha-agressiva MATERIAL E FECHAMENTO: - POR QUE ESCOLHER UMA SAPATILHA DE COURO??? Se você tem um pé ligeiramente agitado que parece não gostar de sapatilhas apertadas de escalada. Escolha um modelo de couro, estes são mais ajustáveis, além do couro ser mais moldável, ele é naturalmente mais respirável do que os modelos sintéticos, assim, os pontos de pressão nas articulação são menos exigidos. Algumas observações são necessárias, os modelos de couro normalmente laceiam com o passar do tempo, em média elas fica de 0,5 a 1 número maior do que sua origem, por isso atente-se a este detalhe. Outra dica importante, pelo couro ser um produto natural, ele respira mais do que os materiais sintéticos e, sua limpeza é mais delicada, portanto, sempre tome o cuidado de após o usos sempre manter sua sapatilha em um local arejada, para que possa secar adequadamente. Um mal armazenamento pode gerar odores desagradáveis. - Exemplos de sapatilhas de Couro: Five Ten Rogue, La Sportiva Mythos, Five Ten Gambit;

- POR QUE ESCOLHER UMA SAPATILHA DE MATERIAL SINTÉTICO??? Se você quer a paz de espírito de que a sapatilha não vai mudar de tamanho com o passar do tempo, um modelo sintético é o ideal. Estes são de mínimo alongamento, são mais fáceis de limpar e minimizam a fixação de odores. Também, muitos sapatos sintéticos são Veganos! As observações a serem feitos para os modelos sintéticos são para que você garanta sempre, a aquisição de um tamanho já de ajuste perfeito, não esperando que a mesma laceie demais com o passar do tempo. - Exemplos de sapatilhas sintéticas: Tenaya Oasi, Five Ten Hiangle, Mad Rock Haywire;

- MODELOS HÍBRIDOS: COURO E SINTÉTICO, PORQUE ESCOLHER? Uma construção híbrida pode ser um bom compromisso: mais fácil de dimensionar com alongamento mínimo, mas ainda está em conformidade com a singularidade do seu pé em determinadas áreas. Claro que tudo depende da colocação e proporção de couro para materiais sintéticos, ou seja, é um ajuste personalizado. - Exemplo de Materiais Híbridos: La Sportiva Katana, Five Ten Quantum Royal, Five Ten Verdon e Five Ten Wall Master.

- QUAL FECHAMENTO ESCOLHER? VELCRO, CADARÇO OU DE COMPRESSÃO? - VELCRO: Os modelos de velcro são mais fáceis de ajustar, vestir e retirar a sapatilha. São indicado para todos os tipos de escalada. Em contrapartida, podem vir a se abrir em escaladas muito longas. - CADARÇO: Permitem um ajuste personalizado, se você tem um pé exigente, nos modelos de cadarço você consegue apertar e afrouxar a sapatilha em diferentes áreas. A desvantagem, fica por conta do tempo gasto até personalizar a mesma, ajustando e amarrando; - COMPRESSÃO: São mais rápidos ainda de vestir e retirar, são de auto-ajuste e muito práticas, sem pontos de pressão. Em contrapartida, aqueles com o pé mais largo, podem encontrar limitações no elástico de compressão. - GÊNERO DE SAPATILHAS: Normalmente todas as marcas desenvolvem sapatilhas de acordo com o gênero, mas isso não passa de uma generalidade. Esqueça esse detalhe, muitos homens acham que os sapatos femininos se encaixam melhor nos pés e muitas mulheres acham que os sapatos masculinos se encaixam melhor. Considere como modelo femininos sendo de perfil baixo, indicado para aqueles com os pés mais finos. E os modelos masculinos para os pés mais largos a altos. - CONVERSÃO DE TAMANHOS: Nós da Extreme Outdoor, desenvolvemos uma tabela com a conversão de tamanhos, baseado num padrão médio com todas as marcas disponíveis no Brasil. Essa conversão traz a sua numeração Brasileira (BR), Americana (US), Européia (EUR), do Reino Unido (UK), além do tamanho em Centímetros (CM). Conforme abaixo:

- DICA OUTDOOR: A melhor maneira de você saber medir qual o tamanho do seu pé, recomendamos utilizar a palmilha de um tênis e/ou outro calçado, cujo qual você acredita ter o tamanho ideal (natural) do seu pé. Utilizando a palmilha, mede-se quantos centímetros tem do centro do calcanhar ao centro dos dedos. A medida provinda pode ser utilizada na tabela disposta anteriormente.

- COM SEI SE ESTE É O TAMANHO IDEAL? Em meio a tantas inovações e lançamentos novos de sapatilhas é natural ficarmos perdidos em relação a qual numeração escolher. Sem dúvidas experimentando cada modelo e tamanho fica mais fácil determinar qual modelo escolher. Já na experiência online, você conta com nosso time de técnicos outdoor para melhor auxiliá-lo na escolha da numeração pois cada marca e modelo tem suas peculiaridades. Trazemos aqui também, algumas dicas infalíveis para você determinar com precisão se a sua sapatilha está no tamanho correto, como objetivo final de oferecer precisão aliado ao conforto, precisão, potência e equilíbrio. - DIMINUA UM TAMANHO SE: * Você pode mexer os dedos dos pés ou tirar o calcanhar; * Seu pé pode deslocar de um lado para o outro na sapatilha; * Você sente qualquer espaço "morto" onde seu pé não preenche o interior da sapatilha; * Seus dedos não estão confortáveis ​​até o final da sapatilha; - AUMENTE UM TAMANHO SE: * A sapatilha é dolorosamente apertada; * Você tem pontos de pressão dolorosos; * Você não aguenta pressionar os dedos dos pés (como se estivesse em pé); Infelizmente alguns modelos podem não serem adequados ao seu estilo mesmo que você aumente ou diminua a numeração. Se isto persistir, é hora de considerar um outro modelo para você. Haja visto que os formatos de pé, sejam eles Egípcio, Grego, Cavo, ou outros, também influenciam na escolha (assunto para outro post).

- DICA OUTDOOR: Para melhor ajudar você a escolher sua sapatilha, abaixo trazemos um breve perfil de sapatilha para cada modalidade. * AGRESSIVAS: Indicadas para praticantes de boulder e escaladores de vias esportivas com tetos e negativos; *MODERADAS: São as mais versáteis, indicadas para todos os tipos de escalada, de academias a grandes paredes. Negativos e aderências; *NEUTROS: Indicados para iniciantes que estão desenvolvendo força e téncnica. São ideais para uso em academias e iniciação na rocha, podendo ser utilizadas em grandes paredes e demais modalidades.

- PENSAMENTOS FINAIS: Indiferente a marcas, cada modelo de sapatilha apresenta seus pontos fortes e fracos de acordo com o seu estilo de escalada. Vale a pena analisar profundamente cada uma, afinal, as sapatilhas são essenciais para um desempenho de qualidade na escalada. Algumas marcas são referencia aqui no Brasil, e além de oferecer todo o leque de serviços e garantias também apoiam eventos de escalada no país, são elas: - Five Ten; - Tenaya; - Mad Rock. Por fim, observadas as altas cargas tributárias os modelos no Brasil apresentam um preço médio equiparado a qualidade do produto, ou seja, o custo benefício das sapatilhas é ótimo, se analisado todo o suporte, qualidade, grade de produtos e garantia oferecida. Esperamos que este artigo possa auxiliá-lo(a) na escolha da sua nova sapatilha. Caso ainda tenha dúvidas, queira acrescentar ou sugerir algo, não hesite em nos contactar, envia-nos um e-mail para: marketing@extremeoutdoor.com.br ou envia-nos um whatsapp para o número: 41-9-9779-2066 (Eduardo Goll). - Autor: Extreme Outdoor (Indoor Anaytics); - Eduardo U. Goll - Técnico Outdoor; - Site: www.extremeoutdoor.com.br - Fonte: Weigh My Rack - https://blog.weighmyrack.com/the-most-complete-climbing-shoe-buying-guide/ - Data: 17/04/2019;

1.105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page